Ritmos
Play Video
A Bachata é dançada com um estilo musical que tem o mesmo nome. Atualmente, é comum também ouvir músicas pop remixadas em versão bachata, o que oferece para os dançarinos ainda mais opções de músicas. A dança é marcada por um deslocamento lateral ("dois pra lá, dois pra cá") estilizado e recheado de movimentos curtos e rápidos com as pernas. Os movimentos se harmonizam perfeitamente com a música latina e, por isso, atraem também os dançarinos de Salsa. Existem diversos estilos de Bachata (dominicana, love, sensual, etc).
Play Video
O Bolero é dançado ao som de uma variedade de músicas (MPB, latinas, pop-rock, baladas internacionais), a maioria das quais possui uma temática mais suave, lenta e romântica. Essa temática é uma das grandes características do Bolero, que mantém até hoje seu caráter de galanteio. Sobre os movimentos, a dança se caracteriza pelos giros, deslocamentos e figuras de efeito, tudo com muita musicalidade.
Play Video
O forró é dançado ao som de vários gêneros musicais brasileiros como o xote, baião e xaxado. É uma dança de origem nordestina,dançada em pares com influência de outros estilos como a salsa, o samba de gafieira e o tango. Caracterizada por uma variedade de movimentos de pernas, braços e giros, o forró é uma dança, alegre, divertida e criativa que permite desenvolver a musicalidade e a cumplicidade entre os pares.
Play Video
A Kizomba é dançada ao som de músicas africanas que tem uma batida mais grave, acompanhada por uma melodia dada por um prato de choque, parecidas com o zouk. Com influência do Tango e Merengue, a kizomba é uma dança aconchegante, sensual e contagiante, proporcionando uma grande cumplicidade ao par. Com passos-base fáceis de se executar, o ritmo permite aos dançarinos uma evolução mais gradual para passos mais complexos.
Play Video
O Lindy Hop é dançado ao som do swing jazz, ritmo que teve seu auge na era das Big Bands norte americanas, no fim da década de 20. Assim como no swing jazz, no "Lindy" (para íntimos) são marcantes os improvisos, as brincadeiras e o ritmo contagiante dos dançarinos.
Play Video
A Milonga é dançada num estilo de tango que possui um ritmo bem marcado e andamentos mais rápidos. Uma das características da música que pode ser percebida na dança é a temática mais alegre e festiva, quando comparado ao tango tradicional cujos temas são mais pesados. Isto deixa os dançarinos mais alegres e criativos, mais rápidos e brincalhões, tudo com muita técnica.
Play Video
A Salsa é dançada ao som do gênero musical de mesmo nome, de origem afro-cubana. Os dançarinos seguem com o corpo o ritmo ditado pelas congas, timbais e maracas, como se seus pés, tronco e ombros fossem também instrumentos. A dança é caracterizada por movimentos complicados e rápidos de braços e pela execução de diversos giros. Embora seja uma dança a dois, é comum que os dançarinos improvisem movimentos livres e não conduzidos, os 'shines'.
Play Video
O Samba de Gafieira é dançado tradicionalmente ao som de bossa nova, choro, pagode, samba de breque e samba rock. A dança é caracterizada pela eufórica alegria e energia dos dançarinos, com muitas brincadeiras, muitos passos de efeito e uma ginga e balanço bastante peculiares.
Play Video
O Soltinho é dançado ao som de hits dos anos 60/70/80, música pop, rock e também canções internacionais e MPB. Ele tem inspiração em danças como Lindy Hop, East Coast Swing e o Jive, de onde originou sua base com marcação bem definida, com muitos movimentos de passagem, entrelaçar de braços, giros e movimentos rápidos com os pés (footworks).
Play Video
O Tango é dançado ao som da música argentina de mesmo nome, a qual pode ser diferente no estilo, dependendo da orquestra que interpreta as canções. Contudo, a temática é constante, conforme sentencia uma famosa expressão: "o tango é um pensamento triste que se pode dançar". Essa marca da maioria das músicas de tango influencia a expressão e movimento dos dançarinos, carregados de sentimentos e emoção.
Play Video
A Valsa é tradicionalmente dançada ao som das clássicas músicas vienenses, mas pode ser também dançada ao som das populares valsinhas brasileiras. Caracterizada pelo seu compasso ternário, a Valsa marca seu espaço com movimentos suaves e imponentes, com muitos giros e deslocamentos imponentes por todo o salão.
Play Video
O West Coast Swing inicialmente era dançado ao som do blues. Hoje é dançado ao som de gêneros como rock e pop, o que torna a dança cada vez mais popular. Uma das características mais importantes do West é a conexão entre os dançarinos e com a música (musicalidade), ao mesmo tempo em que se permitem uma liberdade individual, marcada por improvisos e movimentações inusitadas.
Play Video
O Zouk é dançado ao som de zouk, R&B, pop, kizomba, hip-hop, black music, reggaeton e outros estilos musicais. Mesmo sem escutar a música, é possível reconhecer a dança ao observar seus movimentos mais característicos de ondulações de tronco e quadris, e também movimentos de rotação da cabeça.